Um dos destaques do semiárido baiano, o município de Paulo Afonso é famoso pela cachoeira que leva seu nome, pelos cânions do Rio São Francisco e pela ecorregião do Raso da Catarina. A analista comercial Maria Gonsalves, 39, garante que é uma região possível de ser explorada por mulheres que têm fascínio pelo sertão e estão viajando sozinhas.
“Sou a prova (de que é possível viajar sozinha). Eu fiz a rota do cangaço. A cidade de Paulo Afonso tem várias opções de hotéis e pousadas no centro da cidade, locomoção fácil, fora as opções de lazer à beira do Rio São Francisco”, diz, citando o roteiro que inclui, além da Bahia, outros estados nordestinos como Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Em Paulo Afonso, é possível contratar um guia cadastrado para ir até locais como a cachoeira de Paulo Afonso, a casa de Maria Bonita e o Raso da Catarina, onde é possível avistar a arara-azul-de-lear, espécie que só existe na Bahia e corre risco de extinção. As dicas de Maria incluem ainda subir a Serra do Umbuzeiro, a Casa de Dona Generosa (uma das coiteiras de Lampião) e uma trilha com grutas e pinturas rupestres.
FONTE: Blog do Zabrão
Nenhum comentário:
Postar um comentário