quarta-feira, 20 de julho de 2022

Bolsonaro segue líder nas intenções de voto para presidente no DF, com 39,8%


Jair Bolsonaro (PL) permanece como o líder nas intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do Distrito Federal. Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta terça-feira (19/7), 39,8% do eleitorado da capital federal afirmaram que votariam em Bolsonaro se as eleições fossem hoje.

Logo atrás de Bolsonaro está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o pré-candidato preferido de 30,1% no DF.

Ciro Gomes (PDT) aparece como o postulante a presidente de 10,3% do eleitorado brasiliense e ocupa o terceiro lugar. Já Simone Tebet (MDB) pontuou com 1,8% e André Janones (Avante) possui 1,0%.

Outros presidenciáveis somaram, cada um, menos de 1% das intenções de voto: Pablo Marçal (0,8%), Sofia Manzano (0,7%), Vera Lúcia (0,3%), José Maria Eymael (0,3%), Felipe D’Ávila (0,3%) e Leonardo Péricles (0,2%).

Já Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou de forma estatisticamente relevante neste levantamento; por isso, não aparece no resultado da pesquisa estimulada.

O percentual de indecisos chegou a 9,1%. E 5,5% dos eleitores do DF disseram que não votariam em nenhum candidato ou optariam por votar em branco ou nulo.

Confira o resultado completo da pesquisa estimulada:

Espontânea

O levantamento mais recente também testou como se saem os presidenciáveis de forma espontânea entre os eleitores, quando as opções não são apresentadas previamente aos entrevistados.

Bolsonaro aparece com 31% das intenções de voto e segue na liderança. Atrás dele, está Lula, que somou 23,3%.

Ciro Gomes foi escolhido por 3,8% dos eleitores brasilienses. Simone Tebet (0,8%), Sergio Moro (0,7%), Pablo Marçal (0,6%), Vera Lúcia (0,3%), Sofia Manzano (0,3%), André Janones (0,2%), José Maria Eymael (0,1%) e outros nomes (0,1%) também foram citados pelos entrevistados.

No cenário de respostas espontâneas à pergunta sobre em quem os eleitores votariam para presidente do Brasil, 28,4% disseram que não sabem. E 10,7% não votariam em ninguém ou optariam pelo voto branco ou nulo.

Veja o resultado da pesquisa espontânea:


Rejeição

Lula permanece como o pré-candidato a presidente com maior rejeição entre os eleitores na capital do país.

A pesquisa Metrópoles/Ideia indica que 45,3% do eleitorado afirmaram que não votariam de jeito nenhum no petista para o cargo de presidente do país. Na pesquisa anterior, a rejeição a Lula era de 41,8%.


Em segundo lugar na lista dos presidenciáveis com maior rejeição está Bolsonaro, que soma 38,7% no levantamento sobre a aversão dos eleitores do DF.

A rejeição de Ciro Gomes é de 14%. No total, 6% dos eleitores disseram que não votariam em Simone Tebet.

Eymael, que já disputou a Presidência por cinco vezes, sem sucesso, é rejeitado por 5,2% do eleitorado brasiliense.

Confira a rejeição dos presidenciáveis no DF:

Pesquisas anteriores

Essa é a terceira pesquisa Metrópoles/Ideia que afere o desempenho dos presidenciáveis entre os eleitores da capital federal. Bolsonaro apareceu à frente de Lula nos dois levantamentos anteriores, divulgados em maio e junho deste ano.

No dia 23 de junho, Bolsonaro tinha 39,1% das intenções de voto, enquanto Lula possuía 34%.

No levantamento divulgado em 18 de maio, o atual presidente somava 36%. Em contrapartida, Lula foi escolhido, à época, por 29,2%.
Levantamentos Metrópoles/Ideia

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1.200 eleitores com 16 anos ou mais, entre a última quarta-feira (13/7) e o domingo (17/7). A metodologia utilizada é a quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A consulta foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob os números DF-02959/2022 e BR-03793/2022.

Publicada em 19/07/2022, por Metrópoles

 Para denúncia (com provas) ou sugestão basta enviar um e-mail:
papoamigoptn@gmail.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário