segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Entrevista com o artista plástico Henrique Lessa ´´ Eu vejo a arte como um chamado``

Estávamos sentindo falta de uma matéria exclusiva sobre artes visuais. Foi por isso e pela qualidade das obras de Henrique Lessa, que nós o convidamos para uma entrevista. A entrevista completa você acompanha pelo nosso canal no youtube: https://youtu.be/JaIf5t0DGYc

1 - Conta um pouco da sua história, quando você começou a pintar?

Eu venho pintando desde os dez anos, comecei com escudo de time, caderno de desenho tamanho A4 e o escudo de time era colorido e eu fazia muito desenho desse tipo e teve um momento em que eu fiz o desenho e ganhei dez centavos, então eu pensei: Isso dá dinheiro, vou investir! Fui investindo, passei a desenhar pessoas de forma autodidata, sem experiência alguma e assim fui progredindo. Hoje estou aqui com várias modalidades, como o floral, anatomia humana, óleo sobre tela, pintura em cerâmica.

2 - Quando você decidiu viver da arte, quais foram os desafios?

Não é fácil viver da arte, minha única renda é a arte graças a Deus, não ganho no momento muito, mas dá pra se manter. Viver da arte eu vejo como um chamado, se Deus lhe chamou pra isso ele vai manter, vai abrir portas porque ele lhe deu essa ferramenta que é o meu caso. Eu passei a ser artista plástico quando eu vi um artista plástico na televisão lá em Santo Antonio de Jesus, na casa da minha vó, eu vi ele pintando os quadros e naquele momento eu falei assim: Um dia eu vou ser artista plástico, vou ser reconhecido e vou ter tanto dinheiro que não vou saber nem onde colocar... Eu creio que o Sr. Jesus confirmou lá no céu e hoje não cheguei ainda ao objetivo que eu profetizei, mas a uma boa parte eu já cheguei.

3- Você tem feito cursos online, agora durante a pandemia como está a situação?

Nessa pandemia em relação a aula presencial deu uma caída, essa pandemia veio para testar a gente, mas como eu já tinha meu curso online com aulas ao vivo pela internet, não tive muita dificuldade. Eu estendi, investir mais no curso online e hoje graças a Deus tenho alunos de vários estados, tenho aluno do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Paraná, aqui da Bahia também e tem de outros países, eu tenho aluno de Portugal, da África e da Alemanha.

4 – Você participou de algum curso que te ajudou a desenvolver essas técnicas?

Não. Eu nunca fiz curso pra me aprimorar relacionado modalidade após modalidade, eu venho fazendo tudo de forma autodidata mesmo e eu vim progredindo a cada modalidade que eu ia fazendo, tipo, pintura em tela, óleo sobre tela...essas modalidades eu vim aprendendo gradativamente quando eu tinha o interesse de fazer.

5 – Teve algum artista em quem você se inspirou?

Eu não me inspirei em grandes artistas, a minha fé e a minha crença de chegar para aprender outras modalidades, a fonte de inspiração é o Sr. Jesus Cristo e em relação a uma referência artística eu tenho Leonardo da Vinci com a Monalisa e Michelangelo com as esculturas.

Da pra sobreviver da arte?

Dá. Vai ter meses que você vai vender pouco, mas vai ter meses que você vai vender muito, vai fazer muita inscrição, você vai ter muitos alunos no curso. Hoje eu tenho duas rendas dentro das artes plásticas como encomendas de quadro, curso online e presencial.

6 - Qual a mensagem que você quer deixar para os amantes da arte e as pessoas que se inspiram em você?

(...) A mensagem que deixo pra você é que você lute, trabalhe, que você pinte, que você divulgue o seu trabalho porque você vai ser notado por aquilo que você faz e você também vai ser referência para outras pessoas que veem você como um exemplo de perseverança através da cultura. É pra você persistir e insistir que você vai ser reconhecido, vai ser famoso, vai ganhar muito dinheiro, você vai comprar carro, vai comprar moto, casa, e tudo isso eu já alcancei e você também vai alcançar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário